Auditores fazem reunião com o presidente do TCE-PE sobre impactos da pandemia

A convite, o presidente e o vice-presidente da Associação de Auditores de Controle Externo do TCE/PE, Fábio Lyra e Caio Barbosa, estiveram, no último dia 15, no gabinete do presidente do TCE, Dirceu Rodolfo, para uma reunião. A pauta foi sobre os desdobramentos da pandemia do novo coronavírus e as decisões tomadas pela instituição. Participaram da reunião, o chefe da procuradoria jurídica do TCE-PE, Aquiles Viana Bezerra, Germano José de Abreu Duarte, chefe adjunto de gabinete da presidência e Aldemar Silva dos Santos, assessor técnico do gabinete.

A diretoria da Associação dos Auditores abordou os desafios atuais, como diminuição dos repasses do duodécimo. Também conversou sobre as ações tomadas pela atual gestão para minimizar os impactos sobre a vida dos servidores. “A intenção dessa gestão é preservar, ao máximo, os servidores da Casa, principalmente os mais fragilizados”, garantiu Dirceu Rodolfo.

O presidente do TCE-PE disse que várias ações que estavam programadas foram suspensas. A prioridade agora, segundo o gestor, “é salvar vidas e preservar os servidores da Casa.”

O presidente do TCE-PE garantiu que, apesar das contingências, “a princípio, não haverá cortes nas remunerações (vencimentos, gratificações e verbas indenizatórias) dos servidores”. Sobre o reajuste dos vencimentos e as progressões previstas para esse ano e para 2021, tidas como essenciais para a categoria, disse: “Tudo isto está na mira dessa gestão, podem ficar tranquilos. Estamos atentos a tudo que está acontecendo.”

“A reunião com o presidente Dirceu foi muito produtiva esclarecedora”, afirmou o presidente da Associação, Fábio Lyra. O dirigente da Associação aproveitou a oportunidade para frisar a atual necessidade de recomposição da força de trabalho do Núcleo de Engenharia, bem como de outras áreas do TCE-PE, aproveitando o atual concurso, ainda em vigência.

Ao final, o vice-presidente da Associação, Caio Barbosa, agradeceu o empenho da atual gestão em manter as condições dos auditores e todas a demais categoria de servidores do Tribunal. “Em nome dos auditores de controle externo, agradecemos pela transparência e pelo respeito para com a nossa categoria. Saber que, na medida do possível, nossos vencimentos serão preservados nos dá segurança. É sempre bom ouvir palavras de otimismo”, afirmou.