Moderno e integrado à cidade. Conheça o projeto da nova sede da Associação dos Auditores

Às margens do Rio Capibaribe, a Rua da Aurora tem cenários que convidam à contemplação. Estruturas de lazer, praças, edifícios residenciais, operações comerciais e um conjunto de prédios públicos – a exemplo do Museu de História Natural e do Tribunal de Contas do Estado – convivem com a paisagem natural de forma harmoniosa. Em breve, esse agradável endereço também passará a abrigar a nova sede da Associação dos Auditores do Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. As obras já foram iniciadas. 

O projeto leva a assinatura do reconhecido escritório Rangel Moreira Arquitetura e foi escolhido entre três propostas. Ele ocupará uma área 220,53 metros quadrados no terreno cedido pelo TCE-PE (Lei Estadual n° 15.701/2015) fica logo ao lado da Corte de contas, após a avenida Mário Melo, facilitando o acesso dos associados à sede da entidade.  

Fábio Lyra, presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo, ressalta que a construção da nova sede é uma conquista para a categoria. “Quando estiver pronta, a nova sede será um espaço onde poderemos receber os nossos associados com maior conforto. Também proporcionará a realização de eventos voltados à categoria, como palestras e celebrações”, reforça. Ele avalia que o espaço será um importante legado de sua gestão e da atual diretoria, que está empenhada em iniciar as obras o quanto antes. 

A nova sede tem um arquitetônico concebido numa perspectiva de integração com o espaço urbano. A edificação de baixo gabarito (apenas dois pavimentos) dialoga com as construções já presentes e com a paisagem local. Com pórticos vazados, que possibilitam a livre circulação dos pedestres, a edificação se baseia em diretrizes de convivência dentro da arquitetura, ao mesmo tempo em que valoriza o passeio público da Rua da Aurora, um dos mais belos endereços do Recife. 

“Também utilizamos elementos no traçado que remetem ao Monumento Tortura Nunca Mais, localizado na Praça Padre Henrique, logo em frente ao terreno”, explicou o arquiteto Luiz Rangel, responsável pelo projeto. “Foi iniciada a etapa de escavação para a fundação”, Agenor Ribeiro, gerente de projetos e obra que é o responsável técnico da obra. Ele explica que uma construtora será contratada, por meio de licitação, para assumir a obra. 

As janelas, estruturas vazadas e elementos de paisagismo ainda contribuem para que a edificação esteja totalmente integrada à região. A nova sede terá salas para reuniões e de espaços para receber os associados com maior conforto. No futuro, o espaço também poderá abrigar atividades educacionais e culturais.